Welcome to my blog :)

rss

sábado, 28 de novembro de 2009

Angélica e as Perfídias da Corte (5) - Anne e Serge Golon


Angélica em Versalhes!
Depois de desposar o primo, o cruel Marquês Filipe du Plessis-Bellière, finalmente a ambiciosa Marquesa dos Anjos fora admitida na corte. Levada pela mão do próprio Luís XIV, sentara-se entre as princesas de sangue. Os cortesãos inclinavam-se à sua passagem.
Contudo, apesar da euforia da vitória, Angélica não se esquecera do passado difícil, nem da promessa de que seus filhos nunca mais conheceriam a miséria. Ela própria voltaria a ser uma das mulheres mais prestigiadas do reino.
A pedido do rei, tentaria apagar de seu coração qualquer traço de amargura. Muito embora soubesse que o fogo de verdadeiro amor — a paixão pelo infeliz Conde Joffrey Peyrac — jamais se extinguiria.
Se o destino queria que recuperasse as forças na embriaguez de seu êxito e no triunfo de sua beleza, deixaria para mais tarde a retomada de seu caminho. Por ora, nada a intimidava: nem a cólera de Filipe, nem os perigos ocultos. Afinal, o próprio rei era seu maior aliado...
Verão de 1668. Versalhes está em festa. Os maiores artistas da França, de Lully a Molière, devem dar ao espetáculo um luxo sem igual. Luís XTV quer celebrar a gloriosa conquista de Flandres aos espanhóis.
A Europa, surpresa, volta os olhos para o jovem soberano, por muito tempo considerado um reizinho sem importância. Já ouviu falar de seu fausto. Agora descobre seu maquiavelismo político.
Na corte, o favor do rei é a vida ou a morte. Por um duelo, a pena é a Bastilha. Luís XIV tudo quer saber e em tudo interfere pessoalmente. Sua curiosidade e ilimitada, assim como sua disposição. Entre os deslocamentos de um castelo a outro, até que Versalhes se consagre como residência definitiva, o Rei-Sol, adorado como um deus, trabalha incansavelmente.
O rei também é um destemido, que vai pessoalmente ao campo de batalha. E caça, e joga, e se diverte, entregando-se às amantes com um vigor que se prolongará até o fim de seu longo reinado de 54 anos.
É nessa corte que Angélica se apresentará mais bela e singular que nunca, acumulando favores e honrarias. Enquanto as línguas afiadas não chegam a um acordo sobre o nome da nova favorita do rei...






DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário